As organizações de CPR devem se preparar para futuras interrupções com uma cadeia de suprimentos resiliente.

A pandemia COVID atingiu as cadeias de abastecimento de bens de consumo e organizações de varejo com força sísmica. As organizações devem enfrentar o fato de que no novo normal, esse tipo de volatilidade tende a ocorrer novamente, seja por meio de calamidades naturais, questões geopolíticas ou mais pandemias. A questão é: eles estão prontos?
 

Para entender os desafios que as organizações enfrentam e como elas estão respondendo, lançamos uma pesquisa com mais de 400 executivos de organizações do segmento em onze países gerando o último relatório do Capgemini Research Institute - The wake-up call: Building resilience supply chain in consumer products and retail for a post-COVID world.
 

Descobrimos que o COVID teve um impacto enorme nos padrões de demanda do consumidor e nas cadeias de suprimentos, com 85% das empresas de produtos de consumo e 88% dos varejistas enfrentando interrupções e mudando drasticamente a tendência para o comércio eletrônico. Isso forçou muitas empresas de CPR a repensar suas cadeias de abastecimento. Na verdade, 66% das organizações prevêem mudanças significativas em sua estratégia de cadeia de suprimentos nos próximos três anos.
 

À luz dessa interrupção, as organizações devem realinhar a estratégia da cadeia de suprimentos, adaptando novas maneiras de lidar com interrupções e avaliar a resiliência da cadeia de suprimentos para visibilidade por meio de sensores de demanda e torres de controle, agilidade, diversificação e planejamento de contingência. Eles também devem industrializar a automação em toda a cadeia de suprimentos, incluindo armazéns e lojas. Por fim, eles devem revisar a entrega de última milha para superar as interrupções por meio de uma rede de lojas otimizada, políticas flexíveis de força de trabalho e modelos colaborativos.
 

Não sabemos o que o futuro reserva, mas sabemos que será volátil. Para prosperar nisso, as empresas de CPR precisam ser resilientes.
 

Para obter mais informações sobre como construir resiliência da cadeia de suprimentos no setor de bens de consumo e varejo, baixe o relatório. Mais importante ainda, esteja bem e concentre-se no que é importante para você.

Preencha o formulário abaixo para fazer o download do e-book: